Esperar pode prolongar a situação.
Algumas mulheres aguardam tempo demais para denunciar violência doméstica, o que só agrava uma situação já bastante complicada.
Agir agora pode ser o melhor remédio. Veja abaixo como fazer isso:
– Busque segurança: Priorize sua segurança e a de qualquer pessoa envolvida. Se você estiver em perigo imediato, ligue para a polícia ou para o serviço de emergência do seu país. Procure um local seguro, longe do agressor, enquanto prossegue com as etapas seguintes.
– Entre em contato com autoridades policiais: Ligue para a polícia local ou vá até a delegacia mais próxima para registrar uma queixa. Informe-os sobre a violência doméstica que você está enfrentando e forneça detalhes precisos sobre os incidentes ocorridos.
– Procure ajuda em serviços especializados: Entre em contato com uma organização ou serviço especializado em violência doméstica.
– Mantenha registros e evidências: Documente todos os incidentes de violência, anotando datas, horários, locais e descrições detalhadas dos eventos.
– Conheça seus direitos: Informe-se sobre as leis de proteção às vítimas de violência doméstica.
– Denuncie aos órgãos competentes: Além de registrar a queixa na polícia, dependendo do seu país, é importante denunciar o abuso a outros órgãos competentes, como o Ministério Público, a Defensoria Pública, as delegacias especializadas ou linhas diretas de denúncia.
#ViolênciaDoméstica
#DireitoCriminal










